Pequeno-almoço especial e uma manhã em cheio...

Para começar a nossa semana de trabalho, fomos hoje recebidos, em jeito de pequeno-almoço “informal”, pela Diretora do Centro BFW Halle (Dra. Kerstin Kölzner) e pelo Coordenador do Departamento de Investigação e Gestão de Projetos (Dr. Ulf Gläser).

Fotografia do grupo de participantes na mobilidade, com a diretora do centro e o responsável pelo departamente de investigação e gestão de projeto, durante o pequeno-almoço de boas-vindas

Para além das calorosas e saborosas boas-vindas, fizeram-nos uma rápida apresentação do Centro e da sua missão: o Berufsförderungswerk Halle (Salle) é um Centro de Competências para a Visão que funciona como uma empresa de serviços sociais a nível nacional, oferecemos uma variedade de medidas educacionais para a Reabilitação Profissional de adultos cegos e deficientes visuais, trabalhando quase exclusivamente com pessoas com deficiência visual adquirida. Trabalham também como consultores para o mercado de trabalho sobre locais de trabalho ergonômico e adaptados às características dos clientes.

A Reabilitação Profissional no BFW tem como objetivo principal a participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho regular. Os Centros de Formação Profissional fornecem um portfólio de produtos orientados para a proteção da participação individualizada, baseada em necessidades da pessoa com deficiência com o objetivo prioritário de integração ocupacional no mercado de trabalho, sempre tendo em conta para a sua ação o custo-eficácia.

Os serviços são prestados com qualidade assegurada. O Berufsförderungswerk compromete-se com os seguintes padrões básicos de um modelo inovador de reabilitação baseado na orientações da RehaFutur e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, bem como os objetivos acordados entre os decisores políticos, as instituições de reabilitação e a ARGE, que são definidas pelo desenvolvimento do modelo de reabilitação.

Normas básicas do BFW Halle:
  • A orientação para a integração é mantida como um sistema. Como resultado, a empregabilidade é desenvolvida com o objetivo concreto de conseguir uma reintegração sustentável. O processo é concebido, projetado, controlado e documentado tendo sempre como objetivo a reintegração.
  • A individualização é mantida como um sistema. Isso significa que o conteúdo, duração, percurso, locais e custos dos serviços são programados e calculados individualmente. Todas as atividades no Centro de Formação Vocacional estão voltadas para o objetivo de integração no trabalho.
  • O processo de reabilitação e integração é controlado pela gestão de reabilitação e integração. Todo o processo foi concebido para ser desenvolvido em conjunto com a pessoa com deficiência e permite a sua auto-determinação na participação da vida profissional.
  • O perfil de processos aplicado é cientificamente baseado e baseado em ICF. Ele fornece a base para os acordos de alvo necessários com a pessoa com deficiência.
  • A organização da Formação de Qualificação representa um trabalho real colado a processos de negócios. O trabalho pedagógico baseia-se no elemento central da estrutura das empresas de aprendizagem / empresas de aprendizagem. A orientação de ação é um padrão educacional. O processo de qualificação com caminhos de qualificação e conteúdo individualizados incorpora continuamente os requisitos do mercado de trabalho. O trabalho com as empresas faz parte do processo.
  • As ajudas especiais são mantidas como um sistema e são parte integrante de todo o processo de reabilitação. Incluem recursos de financiamento e suporte compatíveis com deficiência que ajudam a estabilizar e desenvolver alfabetização especializada e de saúde. A interdisciplinaridade é uma realidade. Os auxílios especiais visam a reintegração no mercado de trabalho primário.
  • Existe um sistema de relatório transparente, coordenado e consistente, baseado em um sistema de documentação e controle.
Fizemos ainda uma rápida visita para conhecer o magnífico recinto do BFW, constituído por cerca de 7 edifícios, alguns de construção mais recente, mas o principal com mais de 100 anos, em arquitetura típica desta zona do país. O recinto ocupa um quarteirão inteiro e para além dos 7 edifícios possui ainda bonitos espaços ajardinados, com obras de arte que podem ser exploradas tatilmente.

Fotografia da Anja a explorar uma das obras de arte do jarfim, neste caso uma fonte em forma de dragão

De ressalvar o curioso mapa tátil, feito em ferro fundido, que ilustra o recinto e em que cada edifício é representado por um animal.

Fotografia do grupo de participantes e tutores junto ao mapa tátil do recinto do centro


Fotografia de pormenor do mapa tátil do recinto do BFW: cada edifício está representado por um animal diferente


Ainda durante a manhã foi-nos apresentada a área de "Job-counseling".


Esta sessão foi orientada pelo Dr. Holger Stoek, que trabalha no BFW Halle há cerca de 20 anos. Neste momento, é responsável por uma ação especial de Aconselhamento Profissional ("Job-Counseling") que tem normalmente a duração de 10 meses, abrangendo cerca de 20 clientes por ação.

Metade da duração desta ação é de caráter teórico e a outra metade é de caráter prático, isto é, em formação em contexto real de trabalho. 

Este programa foi desenhado para que as hipóteses da pessoa obter um emprego, no final da ação, sejam elevadas. As empresas para o período de formação em contexto de trabalho são selecionadas perto do local onde a pessoa habita e faz parte do processo a procura e os primeiros contacto destas empresas pelo próprio cliente. Todo o processo é apoiado pelo BFW, inclusive a visita aos locais onde as pessoas estão integradas, mesmo que sejam em locais remotos do país.

A função de Holger Stoek é preparar estrategicamente os clientes para irem para o mercado de trabalho, focando as suas sessões individuais na discussão conjunta com o cliente sobre onde ele se deve candidatar ou na análise do tipo de trabalho que ainda pode realizar na empresa onde trabalhava. Cada pessoa é especial e a tentam encontrar a solução em conjunto com a pessoa. Outras atividades desenvolvidas incluem a simulação de entrevistas de emprego – tipo autoscopia – e a discussão de problemas relacionados com a preparação para as entrevistas e o saber estar.

A maioria das pessoas continuam a trabalhar na mesma profissão, passando a realizar só uma pequena parte da mesma função mas com menos trabalho ou tarefas mais pequenas.

Durante o período de formação na empresa, o BFW assegura a disponibilização e o pagamento de tudo o que for necessário, incluindo uma bolsa de formação, a adaptação do posto de trabalho que a pessoa vai ocupar e a deslocação acompanhamento pelos diferentes técnicos do BFW que podem ser chamados a intervir na integração (ex. Especialista de Iluminação e/ou ergonomia, Formador de Informática, professor de Orientação e Mobilidade, etc).

O maior problema desta ação, apontado pelo responsável, é convencer as entidades empregadora a dar uma hipótese e aceitar este período à experiência. Como o BFW suporta todos os encargos financeiros, muitas acabam por aceitar e os resultados são positivos: cerca de 50 % dos clientes consegue ficar integrado na empresa onde desenvolveu a parte prática, desempenhando funções essencialmente relacionadas com o uso do computador ou no trabalho em fábricas, onde realizam tarefas simples.

Quem termina e não fica integrado já não pode voltar a beneficiar da mesma ação, mas entretanto foi adquirindo, essencialmente através da prática, as ferramentas necessárias para continuar a sua procura autonomamente. 

Antes do almoço, ainda tivemos tempo para visitar o departamento de equipamentos eletrónicos e formação individual. 

Este departamento cumpre várias funções: 
  • mostrar ao cliente que soluções existem, em termos de equipamentos para adaptação do posto de trabalho - quer para pessoas com baixa visão como para pessoas cegas;
  • possibilitar ao cliente o teste dos diversos equipamentos;
  • promover a formação do cliente na solução e equipamento(s) mais adequado às suas necessidades.
Pudemos experimentar muita coisa e ficar a conhecer também novas soluções, como o "OrCam MyEye" (site em inglês),  um pequeno e discreto dispositivo que se adapta em qualquer armação de óculos, muito fácil e simples de operar, que converte informações visuais em voz, permitindo ler informação escrita de forma instantânea e discreta, reconhecer rostos, bem como identificar produtos e dinheiro em notas.

E que sensação "esmagadora"! Todo o tipo de equipamentos eletrónicos imagináveis: diversas marcas e modelos de lupas, ampliadores, monitores, leitores autónomos, software ampliador e leitores de ecrã... nada falta neste departamento, que não pretende vender nada mas sim prestar um serviço de apoio aos utilizadores, no suporte à escolha informada e testada. Tão diferente da nossa realidade! E tudo acompanhado da devida formação, para que a pessoa possa tirar verdadeiro partido dos equipamento, de forma eficaz! UAU!