Tarde e Programa Cultural



Fotografia do nosso primeiro almoço no BFW: salsichão de porco com chucrute e batata cozida, isto é, avó morta!
Depois de um almoço tipicamente alemão, constituído por salsichão de porco com chucrute e batata cozida (a que os alemães, “carinhosamente” chamam “avó morta” :D), fomos ao início da tarde assistir a uma sessão prática do Curso de Atendimento Telefónico.

Nesta sala, os formandos trabalham todos com auscultadores e com um programa no computador em vez de uma central telefónica. Na sala de formação existe um pequeno espaço, tipo estúdio de som, onde a formadora está instalada, separada “fisicamente” dos alunos, procedendo à manipulação de dois softwares no computador (Xphone e Phone Lite) que permitem simular as diversas situações que podem ocorrer no atendimento telefónico. 

Fotografia da sala de isolamento acústico, dentro da sala de formação, onde a formadora trabalha, separada fisica e auditivamente dos alunos
Pudemos ficar a observar durante algum tempo a sessão, o que nos permitiu concluir que toda a formação é realizada com recurso ao computador, sem a existência de nenhuma central telefónica, como fazemos em Portugal. 

Colocámos algumas questões e explicámos como era no nosso país. E assim ficámos a saber que dificilmente esta formação pode ser frequentada por uma pessoa cega total, uma vez que os programas utilizados no computador não são 100% acessíveis aos programas leitores de ecrã que permitem à pessoa cega funcionar autonomamente.

Programa Cultural

Ao final da tarde fomos na carrinha do centro visitar a bonita cidade de Halle, na companhia de Anja e do Ulf, terminando a tarde num simpático jantar, com outros colegas do BFW, num barco ancorado no rio Salle.

Fotografia do grupo de participantes junto à estátua do compositor Händel, nascido em Halle

Fotografia do barco/restaurante ancorado no rio Salle, onde jantámos
Fotografia do grupo de participantes no jantar